terça-feira, 13 de setembro de 2011

Pepsi subestima promoção que dá produto em dobro e passa vexame

A Pepsi divulgou durante esta semana uma campanha com as gêmeas do nado sincronizado e o apresentador Rodrigo Faro para convidar os clientes a experimentar a marca e levar uma unidade extra a cada produto comprado. A promoção tinha validade apenas neste fim de semana e um limite de 24 unidades por CPF.
 

A promoção lotou os supermercados credenciados e promoveu uma verdadeira corrida pelo produto. O iG recebeu relatos de consumidores sobre escassez de refrigerantes Pepsi em unidades das redes Pão de Açúcar, Extra, Sonda, Carrefour, Coop e Sacolão. Em alguns supermercados da região metropolitana de São Paulo, houve tumulto e reclamação de clientes, segundo apurou o iG. A Pepsi disse que a promoção foi um sucesso e que "superou em muito as já altas expectativas" para o fim de semana. "A operação de produção e logística foi dimensionada para atender à forte demanda que esperávamos para o período e colocou nas lojas, para venda nestes dois dias, o volume superior a um mês de vendas regulares. Ainda assim, vários pontos de venda esgotaram os seus estoques em poucas horas. Agradecemos a forte adesão dos consumidores à ação", disse a empresa, em nota. Mas muitos consumidores frustrados chegaram a acusar a empresa de propaganda enganosa. Em consulta ao site Reclame Aqui, o iG encontrou pelo menos cinco queixas sobre a promoção. Em Salvador, houve protestos de clientes em frente ao supermercado Hiper Bom Preço, no bairro Cabula, de acordo com informações do jornal "Tribuna da Bahia".

A rede Pão de Açúcar chegou a limitar as compras para quatro unidades por pessoa, mas, mesmo assim, a maioria das suas lojas já está sem estoque de Pepsi, afirmou ao iG o diretor comercial do Pão de Açúcar, Wilson Barquilla.

Segundo ele, a rede recebeu um estoque equivalente às vendas de todo o mês de setembro do ano passado para atender essa promoção. Barquilla disse também que solicitou mais 60 carretas do produto para a Pepsi, mas recebeu apenas um terço disso. Ele considera que houve falha logística da Pepsi. “Eles subestimaram o potencial da promoção”, disse Barquilla.

Pode ser Coca?

Em cada supermercado, o Pão de Açúcar procurou uma forma de compensar os clientes. Eles chegaram a distribuir refrigerante da rival Coca-Cola em dobro. “Vou mandar essa conta para a AmBev [representante da marca Pepsi] na segunda-feira”, diz o diretor comercial.

A varejista colocará cartazes ainda neste sábado em suas lojas para informar os clientes que não há mais estoque de Pepsi. O Pão de Açúcar também vai divulgar um anúncio na segunda-feira nos principais jornais do País para pedir desculpas aos clientes e dizer que a promoção foi organizada pela Pepsi e não pela rede de supermercados.

O iG não conseguiu localizar as outras redes varejistas até o fechamento desta reportagem.

Fonte: Economia iG

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